segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Carta a todos os alunos da UFES

Que me desculpem os companheiros desse antigo blog, mas esse texto precisa ser postado aqui (ou eu vou ter muito trabalho pra criar outro blog):


Os alunos manifestantes dizem estar representando a maioria, mas quando se diz que a maioria dos alunos é contra os protestos, o contra-argumento é que a votação foi feita pela assembleia, no qual todos podem participar, e a assembleia decidiu tomar a atitude. Qualquer discordância, portanto, deve ser resolvida primeiro lá.

Ora, não é função da assembleia representar os alunos? Imagino que mais de mil alunos indo votar a cada medida causaria um certo tumulto, e justamente por isso o poder da assembleia de estudantes é REPRESENTATIVO.

Não é DEVER do aluno participar das assembleias, e não é obrigatória a participação deles em todos movimentos político-estudantis. Eu diria que aquilo que foi decidido defende, na verdade, o interesse de poucos estudantes, que estão interessados em política ou podem se dar ao luxo de gastar a maior parte do seu tempo da universidade em movimentos deste tipo. Quando é óbvio que a maioria dos estudantes da UFES são contra os protestos e as greves, mas elas acontecem mesmo assim, o que ocorre é a imposição da visão de poucos sobre aquilo que, APARENTEMENTE, é "melhor para todos".

Neste caso, muitos estudantes das áreas de exatas disseram que a movimentação dos protestos e da greve, por exemplo, está atrapalhando o andamento do curso deles, que não tem ligação alguma com política. Foi então argumentado que, por pensarem assim, eles são egoístas, pois se importam apenas "com o próprio umbigo", já que o protesto beneficiaria docentes Brasil afora.

Pois bem, não é egoísta então atrapalhar o andamento da vida acadêmica de quem não tem relação com isso? Não seria mais sensato buscar suporte dos interessados, de maneira pacífica, ao invés de coagir à força? Não é novamente egoísta querer forçar estudantes sem relação alguma com isso a te apoiarem em uma causa que vai beneficar VOCÊ no futuro, enquanto que atualmente atrapalha a carreira deles?

Por isso digo que esses protestos e greves estudantis já se tornaram puramente uma "baderna". O órgão que deveria representar a maioria dos estudantes está representando, na verdade, a vontade de poucos, que justificam suas ações através de argumentos falaciosos, moldando ao seu bel prazer a função das leis que regem este mesmo órgão.
Além disso, a atitude democrática que permite ser contra as determinadas ações está sendo combatida e reprimida, pois todos que são contra a greve estudantil são chamados, no fim, de "burgueses", "egoístas", "desinformados", "ignorantes" e "acomodados que só se movem para algo quando incomodados".

Ninguém é obrigado a se interessar ou pensar da mesma forma que os protestantes. Ninguém é obrigado a participar de movimentos estudantis na universidade, já que cada um ingressa nela seguindo planos próprios. Esta é a verdadeira democracia, a liberdade de cada um seguir seu próprio caminho, onde um representante busca sempre o meio-termo que agrade a todos (ou pelo menos a maioria).

O que vemos, por fim, é a implantação de uma sombra de um regime ditatorial estudantil, onde quem não participa é ignorante e deve ter alguém "melhor preparado" para tomar as decisões que JULGAM melhores, mas que nem sempre são, e que obriga os discordantes a aceitarem sua imposição, por bem ou por mal.

Os ideais e os discursos que movem estes protestantes podem ser democráticos em sua essência, mas as atitudes tomadas demonstram o contrário. O bloqueio dos portões para automóveis, por exemplo, mostra como foi tomada uma atitude deliberada, que vai CONTRA a lei, e prejudicou não só os "estudantes burgueses que têm carro", mas pessoas que dependem de transporte público e pessoas que dirigem automóveis variados e carregam objetos pessoais de valor dentro do veículo, que não tem como transportá-los em ônibus e similares. Esta mesma ação impediu um cadeirante de frequentar as dependências da universidade, e quase obrigou um ônibus com crianças a dar meia volta. Além disso, está causando um sério problema de congestionamento nas vias próximas, por falta de lugar para estacionar.

Foi uma atitude impensada, que mostra o DESPREPARO dos protestantes em lidar com questões sócio-políticas.

Sugere-se então que os participantes responsáveis do DCE e da Assembleia dos Estudantes sejam EXONERADOS de suas funções, ou caso queiram continuar exercendo-as, saibam tomar atitudes condizentes com a realidade que a MAIORIA dos estudantes enfrenta, e não de pequenos grupos com ideologias que eles julgam dignos. E que não se escondam atrás de FALÁCIAS como "qualquer um pode ir votar na Assembleia, não foram porque não quiseram", quando a desaprovação geral é óbvia, e que levem a tomar atitudes que prejudicam outros estudantes.

Cada pessoa sabe o que é melhor para si, e a partir do momento que outros começam a ser prejudicados, qualquer justificativa para isso se torna desmedida e desnecessária. Basta ter um pouco de bom senso para entender que não se pode FORÇAR as pessoas a aceitarem ideologias que não acreditam, e nem obrigá-las a frequentar locais ou movimentos pelos quais não se interessam.

Espero que isso acabe com os ataques verbais dos alunos grevistas contra os não-grevistas, que certas atitudes sejam melhor PENSADAS antes de serem tomadas, e que as diferenças entre crenças e ideologias sejam respeitadas.

27 comentários:

Anônimo disse...

nem li

Anônimo disse...

Favor encaminhar esse post para alguns cursos, pois muitos estão indo na onda sem saber o real motivo da baderna!

Anônimo disse...

é muito fácil aluno de extas se opor à greve, seu curso é bem estruturado e que se fodam os outros... seu curso recebe verba de empresa privada e pra vc tá tranquilo!
Já deu uma volta para conhecer a estrutura de outros centros, como o centro de artes? Passa lá amanhã e dá uma olhada... depois pergunta pros seus professores de engenharia se eles querem dá aula lá? Se quiser a gente troca de prédio com vcs e aí vcs ficam com nossa estrutura fudida!!
é por isso que vcs são rotulados de egoístas e playboys

Anônimo disse...

10 minutos da minha vida perdidos, lendo essa porcaria. Azar de quem escreveu, pq não tem inteligencia suficiente pra procurar se informar!

Anônimo disse...

Po cara ao inves de buscar dialogo você vem criticar os caras que tomaram uma posição referente a algo que com certeza incomoda a maioria dos estudantes. Talvez você tenha dinheiro, do seu pai que te deu um carro e os bens de valor tão elevados que não se pode andar num onibus, mais muitos outros trabalham ou não tem condições de ficar gastando com passagem de onibus para ir em casa almoçar quanto mais pagar um almoço em um restaurante durante o fechamento do RU, quanto ao fato da biblioteca, talvez você que deve ser um filhinho de papai tenha dinheiro para comprar os vários livros do seu curso, outros que seriam a maioria não tem esta condição privilegiada meu amigo.

Victor Hugo disse...

Ao amigão que disse pra irmos estudar no centro de artes

Já reparou como as paredes do CT não são pichadas? Acho que todos os alunos do CT devem sair de lá pra pichar os prédios do centro de artes hein, é a unica coisa que faz sentido!

Ao anonimo que pediu pra encaminhar a outros cursos, eu pretendo imprimir algumas cópias hoje e colar pela ufes, me ajude com isso!

Anônimo disse...

pra que serve centro de artes, rsrsrsrs pra fumar maconha, sendo assim, aquela estrutura esta de bom tamanho.

Anônimo disse...

ainda bem que no CCS tem gente sensata, que o campus de Goiabeiras se exploda.

Anônimo disse...

Quanto ao egoísmo desse grupo de baderneiros, eu iria mais além... Quer mais egoísmo do que fazer passeatas pelas avenidas da cidade, prejudicando toda a população, em favor de uma reivindicação do próprio umbigo deles? Eu quando estudante da UFES, me virava de todos os jeitos durante as greves de funcionários, e naquela época nem existia restaurantes a quilo. Nunca passei fome por causa disso, pq sabia fritar ovo!!!

Victor Hugo disse...

Aparentemente o preço do abacate subiu muito do tempo que vc era estudante pra cá [?!]

Anônimo disse...

Que lixo. Ô bando de imbecil que fala dos alunos de exatas, o CCE é de exatas e o CT é de tecnológica, não generalize os alunos dos dois centros e se informe primeiro antes de falar merda.

Allan disse...

fala Victor

posta na a gazeta ...ficou muito bom

http://rss.gazetaonline.com.br/index.php?id=/euaqui/enviar.php

abraço

Consulta orkut disse...

vitim
Não só vc tem carreira a zelar.
Ñ é justo vc participar freqüentemente das aulas, e outros ñ poder usufruir desse direito, por ñ terem condições para se manter sem O RU ou ficar sem empréstimos dos livros.
Se vcs ñ fossem nos portões tornar a manifestação uma baderna, com certeza nos preocuparíamos de filtrar os veículos de quem realmente ñ tem outra alternativa de entrada no campus ao invés de dar atenção a esses “..."burgueses", "egoístas", "desinformados", "ignorantes" e "acomodados...”

Anônimo disse...

Vamos fazer a seguinte troca então, vocês do CT troca com a enfermagem, venha ter aula no nosso lindo anexo “puxadinho”, onde as paredes das salas são de madeireis, com mofo, o chão e de reboco, o teto esta descascando, e sem contra que não tem água e nem banheiro, temos que sair e ir à biblioteca para beber água ou ir ao banheiro, troca vai?! Serão bem-vindos ao puxadinho, ops anexo!
Aluno da enfermagem.

Victor Hugo disse...

Colega da enfermagem
O CT 3, onde fica a eng mecânica, tem passado por uma série de mudanças com a eleição do último chefe de departamento. Aparelhos novinhos de ar condicionado instalados em todas as salas, a secretaria tem encaminhado praticamente todos os dias e-mails relevantes sobre o curso, programas de trainee, estágio, etc, e uma que não achamos tão boa, as salas serem fechadas em horário que não tem aulas.
Mas o fato é que, se essa verba pra mudança existe no CT, existe também no seu puxadinho, digo, anexo. Cobre do seu atual diretor, peça prestação de contas, se algo deve ser dito é com isso em mãos e numa mesa, não na cancela da ufes ameaçando coleguinhas com foguetes, ninguém que não é da enfermagem tem nada com isso. Egoista é da parte de vocês quererem estudar num prédio novinho e reformado todo ano, e caso não consigam vão atrapalhar a vida de quem tem.






Ou o diretor do CT3 ganhou a mega-sena e tá fazendo um bom uso do dinheiro, aí não posso fazer nada.

Anônimo disse...

Ficou muito ruim este texto. Sem argumentos Plausíveis. E só para vc saber, todos os nossos atos são políticos. Todos os cursos tem implicação política, todas as pessoas. Não reduza o curso de engenharia, ou qualquer outro a um curso de formação apenas técnicistas. E, ofensas gratuitas tb não são um modo de viabilizar o diálogo. Todos temos o direito de discordar, mas temo que aprender também a organizar melhor nossas ideias para não fazer análise rasa das situações.

Anônimo disse...

Quanta excrecência... E vc tem coragem de publicar isso? Era melhor vc ter continuado com os seus cálculos...

Anônimo disse...

Você fala em imprimir e distribuir o texto pela UFES?

Vai envergonhar ainda mais os colegas do CCE e do CT. Mais uma vez vão ficar com a ladainha de que quem faz exatas e tecnológicas não sabe escrever.

Não publique esse lixo de texto, por favor!

Anônimo disse...

vergonha alheia

Cissa disse...

Não que ser a favor da greve seja sensato, mas daí a criticar e dizer que alunos de exatas não tem nada haver com política? Pelo amor de Deus, quanta falta de consciência, quanta idiotice em um cérebro só... Gente, pq vcs acham que a Petrobrás tá dentro da UFES, ligada às ciências exatas, pq precisa de robozinhos imbecis em processo de formação pra garantir a sua lucratividade! Tudo nessa vida tem haver com política, desde a água que lava a sua cara quando vc acorda até a cadeira que vc senta na faculdade pra estudar e dizer que não tem nada haver com política! Respeitar as diversas ideologias é defender com dignidade e criticar com conhecimento. Gente, vamos parar com essa richa idiota entre cursos e procurar saber de que realmente necessitamos todos, que é de condições dignas de educação. Se vc acha que sua estrutura tá boa, bom pra vc, mas xingar e ridicularizar a postura dos que não têm a mesma sorte é um pouco de ignorância, não acha?

Anônimo disse...

"Não que ser a favor da greve seja sensato, mas daí a criticar e dizer que alunos de exatas não tem nada haver com política?"

Isso mostra sua incapacidade de interpretação. Até onde entendi, o texto afirma que ninguém é obrigado a ser arrastado para politicagens de faculdade se não quiser.
Acontece que como muitos estudantes de exatas tem um plano de carreira para seguir, que não envolve política, eles não querem se envolver, e por isso estão sendo taxados de "ignorantes". Mas há estudantes de outros cursos assim também, as engenharias foram citadas como exemplo apenas.
Ninguém disse que "exatas não tem nada a ver com política".

Anônimo disse...

Quer saber de uma coisa, tentamos o caminho da descência e da consciência, mas tem gente que só entende na base da grosseria:
bando de filhinho da papai que tem comidinha da mamãe e carrinho pra ir pra faculdade, vcs vão pra PQP e que todos se ferrem muito na vida, pq do mesmo modo que vcs estão pensando só no umbigo de vcs, os seus coleguinhas de profissão tb, então que comam uns aos outros, bando de idiotas, alienados, acomodados e descerebrados! Vamos, continuem perpetuando a lógica do sistema sem questionar, papagaios de telejornal. Vão todos tomar nos vossos cús!

Victor Hugo disse...

Olha, um anonimo xingando, que inesperado!

Anônimo disse...

os maconheiros grevistas se fuderam dessa vez.
os alunos interessados em se formar pra lutar por um país melhor simplesmente atropelaram essa greve ridicula

Anônimo disse...

O post traduz o sentimento da maioria dos alunos da Universidade!
Esse movimentinho careta que se acha dono da verdade precisa deixar essas teorias que não deram certo em lugar nenhum, parar de fumar maconha e procurar ser útil para a sociedade. Assim, quem sabe, eles deixam de ser idiotas e começam a pagar os prejuízos sociais e econômicos que causam todos os dias com essas atitudes retrogradas e arrogantes.

Ligia disse...

Anômimo 29/08(21:58) - Claro, porque com certeza foi a falta de infra-estrutura dos outros cursos que impulsionou essa greve. Aliás, nosso curso é tão bem estruturado que somos praticamente uma faculdade independente, com RU próprio e tudo mais. Na verdade, só achamos a greve ruim porque não pudemos entrar com nossos Mercedes e BMWs e fomos obrigados a andar até o nosso prédio. Bem chato, viu?

Anônimo 29/08(22:06) - Falou mal mas não contra-argumentou. Isso sim é argumento!

Anônimo 29/08(22:33) - Comentário vale para os dois lados. Ele criticou a atitude dos 'grevistas' e argumentou, coisa que não vi o outro lado sequer tentar a fazer, caindo no 'conforto' de desqualificar qualquer oposição como vindas de egoístas ou filhinhos de papai, como você mesmo colocou.

Anônimo 30/08(9:50) - A classificação geral que se dá aos cursos são três: exatas, biomédicas e humanas. Se não somos exatas, acho que a única outra opção válida deve ser biomédicas, certo?
Fora isso, falou mal mas não contra-argumentou. Isso sim é argumento!

Anônimo 30/08(20:49) - Vocês tomarem alguma atitude para mudar algo que os incomoda, é manifestação. Quando nós tomamos, é baderna.
Só para o registro, o mundo não é justo.

Anônimo 31/08(00:28) - Idem ao anônimo 29/08(21:58)

Anônimo 31/08(09:01) - Sim, todos nossos atos são políticos, não há como exclui-la de nossa vida. O que o texto quis dizer foi sobre a politicagem que ocorreu nesses protestos, que contou com presença até de integrante do MST(!) ou referência a eles. Isso sem contar com ligação conhecida do DCE com partido político.
Melhor, leia a resposta do anônimo 31/08(14:42) que chegou antes de mim.

Anônimo 31/08(09:21) - Falou mal mas não contra-argumentou. Isso sim é argumento!

Anônimo 31/08(09:26) - Falou mal mas não... ah, você já sabe
Sim, quem faz exatas não sabe escrever, afinal nunca seríamos capazes de inventar modismos como trocar vogais por x para ocultar o gênero e assim 'preservar a igualdade entre gêneros'ou escrever textos exaltados com o fim de juntar bois para aumentar a boiada.

Anônimo 31/08(11:17) - Exatamente!

Cissa - Xingar e ridicularizar a postura alheia? Releia o texto e os comentários e veja de onde partem os xingamentos. Criticamos a postura dos protestantes, sim, mas sob o argumento de que estes estão prejudicando outros que não concordam com a forma de protesto adotada, sendo esta dita que foi aprovada em assembléia representativa dos estudantes, desconsiderando o número pífio de estudantes presentes.
Ridicularizar a postura dos que se opõe, simplesmente classificando-os como 'robozinhos', também é ignorância, e é exatamente isso que a senhorita faz. Quer argumentar? Então seja coerente.

Anônimo 31/08(17:19) - Tenho que concordar, a postura adotada foi a mais descente possível!
Sobre os xingamentos, repare-se que foi só perceber que a estratégia foi vencida para partir para a ignorância? Esperava adversários mais fortes...


Provavelmente ninguém vai ler o texto acima, então vou resumir aqui embaixo.
O que os grevistas acham que é a nossa posição: 'a gente tem, vocês não, calem a boca e aceitem'.

Nossa verdadeira posição: concordamos com algumas de suas reivindicações e fazemos delas nossas também, mas não acreditamos que essa suposta greve possa fazer qualquer efeito e o ato mais falho dos protestantes foi impor a greve a todos.

Anônimo disse...

Quanta ignorância para um texto só! Não consegui ler tudo, mas resumindo:
Acho que quem não gosta de política, não deve reclamar das decisões que foram tomadas quanto a greve, ou então deve simplesmente mudar de planeta, por que todas as decisões tomadas na sociedade são decisões políticas, no nosso caso, discutidas em assembléia inclusive, e se vcs não querem participar das assembléias, tudo bem, mas depois não reclamem que o que foi decidido não reflete seu interesse!

Se vc não precisa de RU e Biblioteca, não precisa também estar aqui. Lá foram tem excelentes facudades sem RU e com bibliotecas do tamanho das setoriais(que devem atender a demanda de vcs) funcionando a todo vapor, sem greve e sem alunos "baderneiros" e apenas preparando mão de obra qulificada para o mercado, que é exatamente o que vc querem ser quando crescer.. então, por que continuar aqui, reclamando da vida?