sábado, 20 de março de 2010

Decadência gamer

Desde os meus 5 anos de idade, época em que ganhei meu primeiro vídeo game, um Super Nintendo, sou um entusiasta dos games, por isso não consigo deixar de notar o péssimo caminho que esta indústria está tomando. Com a exceção de algumas produtoras que (quase) nunca decepcionam como a própria Nintendo e a Capcom, os novos jogos tem perdido em históra e gameplay em prol da qualidade gráfica.
É mais fácil perceber esta característica se acompanharmos a trajetória de alguns títulos:

Fallout
Os dois primeiros jogos da série possuíam uma história muito bem bolada, contando a lenda dos heróis que fizeram de tudo para salvar seu "cofre" da ameaça Super Mutante e do Enclave. O sistema de batalhas por turno funcionava incrivelmente bem, as batalhas eram sempre interessantes, principalmente quando um texto narrativo descrevia que o oponente recebeu dano crítico nos olhos e explodiu. No quisito gráfico eles estavam no mesmo nível que diablo, gráficos simples e bem trabalhados. O nível de dificuldade também era único, as missões só eram passadas uma vez, nada ficava registrado além de tópicos superficiais informando seu objetivo final, mas mesmo assim apenas das missões mais importantes. Eram jogos que pediam muita atenção e permitiam sempre abordagens diferentes para um mesmo problema.


Em contra partida o jogo do ano Fallout 3 é uma grande porcaria. Os problemas começam com o nível de dificuldade, uma grande linha verelha aponta onde se encontra o próximo objetivo da missão ativa, nao bastasse isso, você pode simplesmente teletransportar para lá, um generoso recurso que lhe permite pular a parte chata que é ir caminhando até lá e enfrentar o que quer que cruzasse seu caminho, ainda no nível de dificuldade, com 100% em small guns e uma Combat Shotgun você é um deus, com no máximo 6 tiros já era o último chefão e seus 2 capangas. A história deixa muito a desejar, um clichê atráz do outro que culmina num sacrifício heróico (ou não) do personagem que ativa a planta de purificação de água cuja cabine apresenta níveis tão altos de radiação que nem mesmo com uma armadura de chumbo voce sobreviveria por mais de alguns minutos, por incrivel que pareça, toda essa radiação não vaza da cabine para infectar a grande quantidade de água sendo purificada lugo ali do outro lado da janela.
Sim em fallou você É capaz de decepar pernas com uma pistola SMG!

Ainda não se convenceu? Não faz mal, ainda possuo mais um argumento.
Uma coisa que todo RPG que se preze tem é uma história que se desenvolve jogando-a, vivenciando-a, grandes mapas (completamente) exploráveis com perigros que rondam cada esquina ou novo arbusto, uma equipe com 2 personagens carismáticos e um mudo (você) e também infinitas batalhas aleatórias. Pelo menos era isso que eu pensava até classificarem Final Fantasy XIII como m RPG, um jogo completamente contrário ao afirmado nesse parágrafo, a história se desenvolve durante cutscenes, você meramente joga entre uma cutscene e outra, nenhum dos personagens interagem entre si ou com outros npcs durante o período jogável, os inimigos são fixos, você sempre enfrentará os mesmos inimigos na mesma hora não importa quantas vezes você comece um jogo novo, mas o que realmente é uma vergonha são os mapas, grandes linhas retas que interligam cutscenes, eles ainda tiveram a audácia de manter um mini-mapa e uma mapa completo da área, o que isso quer dizer? Que se eu não possuir um mapa não serei capaz de apertar "pra cima" no meu controle!? Uma grande piada.

Eu ia postar uma imagen aqui, mas elas são muito grandes, então pesquise no google... faça alguma coisa também seu preguiçoso, as coisas não caem do céu.


<>> News!

Domingo que vem às 0h será a estreia da nova "sessão" desse maravilhoso blog que não cheira a bunda, por que se cheirasse... bem... se cheirasse eu recomendaria limpar seu monitor... isso simplesmente não é normal.
Emfim! Domingo que vem ao acrodar qual será a primeira coisa que você fará? Não seu idiota, você abrirá os olhos! Mas não se esqueca também de visitar o blog e checar o horóscopo semanal 100% correto, batizado de "Dr. Light diz:", poruqe todos sabem que ele prevê o futuro (leia o meu post sobre ele se n souber disso).

Até domingo que vem com mais um post e o horóscopo semanal!

2 comentários:

Victor Hugo disse...

a B.U.N.D.A. ainda quer você cara!
e só pra te irritar, www.freebunda.wordpress.com

Géssica Gineli disse...

Como não entendo nem sinto vontade de ficar jogando, prefiro não opniar. Aguardo o horoscopo.
auhauahuah

=*