Sim, o título tem alguma relação com o post, infelizmente...
Hoje eu quero falar sobre um mal televisivo, uma espécie de câncer que se espalha pelas programações de qualquer canal, nem mesmo a Sony entertainment television escapou, as telvendas.
Existem diversas tele-lojas e, eu odeio adimitir isso, mas, eles são gênios do telemarketing. As mais conhecidas do gênero são a Polishop e a Infoshop, mas existem também as recem chegadas, como a Playshop (Play TV) ou o Medalhão Persa (Rede TV - Jóias apenas). Uma desas tele lojas é tão grande que ganhou um canal próprio, a Shop Time que é também á única exceção à minha afrimação anterior, já que não recorrem à tática que descreverei no próximo parágrafo.
Toda venda precisa de um atrativo, algo que faça o público comprar pelo telefone ao invés de ir até a loja mais próxima, foi quando a Polishop desenvolveu sua tática infalível, que lhe rendeu o status de gênio do telemarketing: "Ligue agora e receba também (algum adicional que já vinha dentro da caixa)", ou você axava que aquele livro de receitas de sucos foi feito especialmente pela polishop para o Juicer Philips Walita? Para fins explicativos irei agora exagerar:
"Se você ligar agora e pedir seu Walkie Talkie WT-300 da Samsug, receberá inteiramente grátis esse !POTENCIÔMETRO! que lhe permite mudar a frequência de tramsmição, garantindo maior segurança nas conversas privadas, ou então que contate diretamente os rádios da polícia, caso caia num poço!"
PORQUÊ NINGUÉM PENSOU NISSO ANTES!?
Outra tática comum é a repetição, se prestarmos bastante atenção, a Polishop comprou horários na Fox, na Animax e em diversos outros canais, na verdade se você percorrer o guia de programação da Sky pela manhã, até umas 7h mais ou menos, todos os canais estão exibindo algum produto Polishop ou Infoshop, depois a programação dos canais passam a ser exibidas, mas, a qualquer horário, pelo menos uma canal está vendendo alguma coisa. E isso ainda não é o suficiente, a cada dois intervalos existem uma propaganda Polishop, e, normalmente, é sempre do mesmo produto.
Por exemplo, toda propaganda no Animax está vendendo os Shapers Dr. Ray, o melhor exemplo de repetição, o nome "Dr. Ray" é repetido a todo momento, pelo menos 3 vezes dentro de uma única frase.
"Os novos shapers Dr. Ray podem diminuir até dois números no seu manequin, Dr. Ray conseguiu em seu shaper Dr. Ray, trazer toda a tecnologia Dr. Ray de cirurgias plásticas Dr. Ray. Os shapers Dr. Ray foram uma idéia do próprio cirurgião das estrelas, Dr. Ray..."
Fica fácil deduzir a fórmula desse roteiro: Alguma coisa, alguma coisa, alguma coisa, Dr.Ray (sim, isso é um plágio da piada de Family Guy sobre a fórmula do diálogo do imperador Palpatine)
Uma coisa que devemos adimirar é a potente inteligência artificial nas centrais dessas telelojas, capazes de saber qual e quando o produto sendo exibido, caso contrátrio, como eles saberiam que vocês ligou agora ou dentro dos próximos 10 a 15 minutos? Seria um grande prejuíso com potenciômetros se eles simplesmente os enviassem para qualquer pessoa que não ligasse agora e perdesse a promoção do Walkie Talkie WT-300 da Samsumg.
Por hoje é só, vácuo. Até semana que vem com mais notícias atulalizadas que não lhe dizem respito e que você não precisa saber, mas eu conto mesmo assim!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário