domingo, 31 de janeiro de 2010

Michael Bay!!

Não, esse post não tem nada a ver com esse diretor bucha. Esse post falará, meu caro amigo, desses dias que passei hospedado na casa de Victor Hugo em guriri, onde trabalhamos incessantemente no motor do foguete.



Ao contrário da última vez, essa viagem foi realmente produtiva, Victor já havia preparado um motor usando cano PVC e durepox, já havíamos decidido qual seria o método de ignição, e já possuíamos material abundante para o combustível. Com todos esses fatores a favor, fomos capazes de realizar um teste estático!



O resultado do teste estático foram, para mim, satisfatórios, permanecendo dentro de minhas espectativas, uma grande falha. dois teste foram realizados.
1° Teste:
Só pra variar, Victor errou a mão no combustível, não foi possível dar partida no motor, nem a ignição elétrica nem os poderosos traques do Ben 10 e seus 13 alienígenas conseguiram acender o combustível.



Foto do motor, combustível e ignitor elétrico.
2° Teste:
O segundo teste foi mais satisfatório, a ignição elétrica foi capaz de começar a combustão, porém o skate não se mexeu nem mesmo alguns nanômetros (sim! nosso teste estático se mexe). Como resultado o alto calor liberado pelo combustível e a pressão exercida pelo skate e pela corda abriram buracos no motor.

Como não era possível montar outro motor (a tubeira quebrou), o trabalho com o foguete chegou ao fim, e, como não tínhamos nada melhor para fazer, decidimos montar uma pequena bomba usando o combustível de foguete como explosivo e o ignitor elétrico como disparador. Deu certo!
Victor upou os vídeos mais interessantes no Youtube:
Teste estático 1: http://www.youtube.com/watch?v=rUSe_9hshlI&feature=channel
Teste estático 2: http://www.youtube.com/watch?v=-3s1znE7xxY&feature=channel
Bomba!: http://www.youtube.com/watch?v=MB5IPK17MTs&feature=channel
Notem a incrível deselegância de Victor e Tales nos testes.
Quero me desculpar por não enquadrar a explosão corretamente. Mas, morra de inveja Michael Bay!
Agora que já terminei com os testes, vou aproveitar e falar sobre a ignição elétrica.
Para fazer a ignição elétrica você vai precisar de:
  • Canudo,
  • Pólvora,
  • Fio de cobre,
  • Palha de aço,
  • Durex e
  • Tesoura sem ponta.
Um fio de palha de aço deve ser enrolado nos dois fios de cobre, quando a corrente percorrer a palha de aço, ela irá queimar gerando uma centelha. Os fios, já com a palha de aço enrolada são introduzidos (com carinho) no canudo junto com a pólvora, a centelha da palha de aço a fará explodir. O durex irá vedar o canudo, óbviamente.
Um circuito para fazer o disparo da ignição.
Ainda tenho uma foto do explosivo para postar, mas, infelizmente, ela ficará para outra ocasião.
Por hoje é só, vácuo!

editado 24/02/2010 19:08
Aí está finalmente! A Bomba!

Um comentário:

roberto de paula disse...

Meu amigo ! Use motores comerciais BRASILEIROS, você encontra nos site: www.boavistamodelismo.com.br

Boa sorte, vai funcionar